5 de novembro de 2010

Lei de Parkinson

A primeira vez que eu li algo sobre a Lei de Parkinson foi no best-seller escrito por Tim Ferriss, The 4-Hour Workweek. Essa lei foi enunciada pelo inglês Cyril Northcote Parkinson na revista The Economist em 1955. A Lei de Parkinson diz que "o trabalho se expande para preencher o tempo disponível para ser concluído".

As vezes é difícil acreditar na Lei de Parkinson, principalmente se você pensar que não seria necessário trabalhar 8 horas por dia pra terminar seu trabalho, talvez em 6 horas ou 4 horas você também conseguisse terminar com um resultado satisfatório.

Eu quero passar nesse post uma experiência que eu tive e que no final eu lembrei da Lei de Parkinson, tudo se encaixou perfeitamente no seu conceito.

Mês passado abriram as inscrições para o doutorado no Centro de Informática (CIn) em Recife. Eu tinha praticamente um mês para juntar toda a papelada necessária e escrever um projeto. Era bastante coisa, mas quase 30 dias eram mais que suficientes.

Um passo de cada vez eu fui resolvendo o que precisava, eu gosto de fazer as coisas assim, mas quando faltava pouco mais de uma semana algumas pendências foram aparecendo e nada era resolvido. Algumas dúvidas que eu tinha sobre a inscrição ninguém sabia resolver, meu orientador parou de responder meus emails (depois eu descobri que ele estava viajando e com acesso precário a internet), entre outros problemas menores.

Como eu tinha quase 30 dias para fazer tudo eu expandi meu trabalho durante todo aquele tempo. Mas quando eu vi que faltavam algumas coisas e apenas um dia para encerrar as inscrições, não teve jeito eu fui atrás para resolver as pendências. Não sei se consegui fazer o melhor trabalho possível, o que eu sei é que no último dia tudo se resolveu.

Por que isso aconteceu? Será que como todo brasileiro eu gosto de deixar as coisas para a última hora? Muito pelo contrário, eu tinha mais de 90% do que precisava pronto com uma semana de antecedência, mas como ainda tinha tempo eu deixei o trabalho se alongar. Tenho certeza que se eu tivesse uma semana a menos eu teria concluído a tempo também. É a Lei de Parkinson.

Não se dê prazos tão longos achando que isso será bom, você precisa de limites para fazer algo acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário