27 de julho de 2010

Trilha sonora para programar

Eu já falei aqui que gosto muito de música, não me considero muito entendido, mas sei que gosto bastante. Adoro descobrir bandas novas e sinto falta quando passo muito tempo sem ouvir alguma coisa boa. Além de fazer isso por prazer, ouvir música me mantém mais focado, pois barulhos externos que poderiam desviar minha simplesmente não chegam aos meus ouvidos. Talvez seja por isso que eu estou quase sempre com meus fones enquanto programo.

Eu escuto vários estilos de música, mas eu não sou eclético, nem perto disso, o mais importante é escutar algo que eu queira. Minhas vontades simplesmente mudam de dia para dia, não tenho explicação para isso. Minhas bandas favoritas tem estilos que variam de rock (inclua várias subdivisões aqui, indie, punk, alternativo, metal, etc.) e eletrônico.

Eu conheço muitos desenvolvedores que também adoram programar ouvindo música. Será só por diversão ou conscientemente eles usam os fones para diminuir as distrações? Vocês talvez possam me ajudar a responder isso. Vocês costumam ouvir música? Por que? Quais estilos mais empolgam na hora de programar?

5 comentários:

  1. Eu também programo, navego, "twitto"... e por ai vai com os fones no ouvido, ouvido de rock nacional (nada de restart 'pelo amor de Deus'), rock internacional, as vezes mpb, ou mesmo ouvido radio... saiba que vc não é o único...

    até a próxima

    ResponderExcluir
  2. Que tal Jethro Tull? http://www.youtube.com/watch?v=W7-EEGiABBU

    ResponderExcluir
  3. Eu também sempre estou escutando música enquanto programo, principalmente com fone de ouvido, para remover barulho externo e porque muitas vezes me anima.

    Mas eu notei que geralmente as músicas com vocal me desconcentram, pois eu gosto muito de "cantar" (ou melhor, acompanhar a música mentalmente).

    Costumo escutar principalmente Música Clássica e Bossa Nova Instrumental, mas volta e meia escuto Jazz também. Recentemente até Chorinho eu estou escutando.

    Olha só esse CD. Beatles'n'Choro: http://listen.grooveshark.com/#/album/Beatles+n+Choro/2933768

    Muito foda :D

    ResponderExcluir
  4. Ah, quando eu não estou programando eu geralmente escuto esses gêneros também.

    Resumindo, pode-se dizer que eu escuto principalmente músicas que me fazem relaxar :)

    ResponderExcluir
  5. Gostei das duas sugestões, bem diferentes, porém boas.

    As vezes acontece de eu estar tão concentrado fazendo outra coisa que eu esqueço que a música tá tocando, chegando ao ponto de um album acabar de tocar e eu só perceber bem depois.

    ResponderExcluir