Um assunto que me chama bastante atenção atualmente na Internet é a produção e consumo dos streams de informações na rede. Cada vez mais usamos a Internet como nossa fonte principal de informações, as mídias tradicionais estão perdendo espaço.
Existe tanta informação na Internet que consumi-las acaba se tornando uma espécie de vício. Existe um sentimento que deixar de ler algo que está disponível vai nos deixar desatualizados, quando muitas vezes o assunto que foi deixado para trás nem era importante.
Isso causa um problema, pois queremos saber tudo sobre todas as coisas e sobre todas as pessoas. Logo percebemos a inviabilidade disso, pois surgem novos streams sociais, mais pessoas entram nesses serviços, mais conteúdo é produzido e o seu dia continua com 24 horas.
Você quer passar o dia todo acompanhando a vida dos outros? E a sua? Também é bom desfrutarmos dos nossos próprios feitos. Por isso eu gosto tanto de monotasking para pessoas, de poucas distrações, etc. Não precisamos saber da vida de todo mundo a todo momento, e se fizermos isso vamos esquecer da nossa vida e de fazer coisas importantes para nós mesmos.
Eu acredito que precisamos rever a maneira como estamos consumindo os streams sociais. Não me parece correto ter vários serviços com informações redundantes e com notificações pipocando a nossa frente. É como se hoje apenas jogassem todas as informações dos streams, do jeito que elas são, na nossa cara. Cadê o google dos streams sociais para organizar tudo isso?