10 de abril de 2010

Ensaio cronometrado: medindo o tempo de uma apresentação

Meus últimos posts sobre apresentações receberam vários feedbacks positivos, em especial o "Apresentações, você provavelmente está fazendo errado". Motivado pela recepção positiva desse tema eu continuarei escrevendo sobre o assunto.

Uma dúvida recorrente de quem cria uma apresentação é saber quanto tempo vai levar para expor todo assunto enquanto todos os slides são passados. Você pode pensar em criar uma relação entre a quantidade de slides e o tempo para conseguir calcular quantos slides devem ser feitos, mas a verdade é que essa relação varia de apresentação para apresentação, não sendo possível criar uma regra geral que se aplica a tudo. Eu já fiz apresentações com mais de 70 slides que duraram cerca de 40 minutos, como eu já fiz apresentações com 20 slides que duraram meia hora.

A melhor maneira de calcular o tempo que sua apresentação levará é ensaiando e marcando o tempo de cada ensaio. Após alguns ensaios você já tem uma ideia precisa de quanto tempo durará a apresentação. Se você leva em média 30 minutos em cada ensaio, o tempo da sua apresentação não será muito diferente de 30 minutos.

A maioria dos slidewares possuem a opção para marcar o tempo automaticamente das apresentações, é só escolher a opção correta, ensaiar e depois conferir o tempo que você levou para apresentar tudo e também para cada slide.

Ensaiar deixa o apresentador mais seguro. Você tem mais segurança quanto ao tempo que vai levar e não fica preocupado em demorar demais ou acabar muito rapidamente. Você também fica mais seguro em relação ao assunto. Após ensaiar várias vezes a apresentação vai ficando mais natural, você passa a dominar tão bem o assunto que tudo fica mais fluido. Você notará isso enquanto apresenta e o mais importante sua plateia notará sua segurança.

2 comentários:

  1. Realmente, simular faz toda a diferença

    Continue com posts sobre apresentações
    Estão mto bons =D

    ResponderExcluir
  2. Ensaiar mentalmente ou dar uma de louco no espelho? Eu só faço a segunda opção quando estou sozinho. Hehehe

    ResponderExcluir