29 de abril de 2010

Além dos agregadores de informações

A moda de disponibilização dos dados das aplicações através de APIs é ótima. Os desenvolvedores têm acesso a uma infinidade de dados para brincar com eles e criar novas aplicações. Um dos usos mais comuns dessas APIs é para criação de agregadores, eles pegam dados de vários serviços diferentes e mostram tudo em um único lugar.

Isso é útil, mas já está ficando chato ver tantos serviços fazendo a mesma coisa. São tantas fontes de informação e tantos agregadores que você passa a ser bombardeado por coisas demais, e o pior, essas coisas se repetem em aplicações diferentes. São incontáveis as vezes que eu vejo os mesmos links no Google Reader, no Twitter e no Buzz. As pessoas vão acabar se saturando, se é que já não se saturaram com tanta informação.

Ainda bem que esse não é o único tipo de mashup possível, existem aplicações que vão além e não enviam uma avalanche de informações para seus usuários. Um ótimo exemplo de uma aplicação incrível que usa várias APIs é o Siri. Através dessas APIs o Siri consegue ajudar uma pessoa a encontrar e reservar um restaurante, a comprar ingressos no cinema mais próximo, a descobrir os eventos numa cidade, etc. É um mashup realmente útil. Não foi por acaso que eles foram comprados pela Apple.

As aplicações precisam processar as informações e apresentar algo relevante para as pessoas. Chega de agregar tudo e repetir a mesma coisa diversas vezes em lugares diferentes, estamos cheios disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário