28 de dezembro de 2009

Apresentações sem slides

Os comentários do post anterior me motivaram a escrever um pouco mais sobre apresentações. Dessa vez eu levarei o assunto para outro caminho. Se no último post eu escrevi muito sobre slidewares, neste eu abordarei apresentações sem nenhum slide.

Usar slides não é o fator chave do sucesso de uma apresentação, muitas vezes esse meio de apresentar informações é eficaz, mas ele não é o único. Você pode conseguir atingir seu público com uma eficácia igual ou melhor usando um quadro ou apenas falando. Dependendo do apresentador e da mensagem que ele deseja passar outros meios de apresentação podem se encaixar muito bem.

Pensem numa aula de matemática, a velha formula de caneta e quadro me parece melhor do que passar slides com os passos para solução de um problema. Uma demonstração de um novo produto ao vivo para o público também me parece mais atrativa do que mostrar apenas slides com as funcionalidades e características dele.

Os vídeos abaixo são de uma apresentação de Steve Jobs quando ele ainda estava na NeXT. Eu assisti eles pela primeira vez num post do Presentation Zen há uns 2 anos. Jobs utiliza para apresentação um quadro branco, várias canetas de cores diferentes, toda sua habilidade para falar e nenhum slide. Ele mostrou muito bem com esses recursos em que setor sua antiga empresa iria atuar, como estava o mercado, quais eram as empresas concorrentes, etc.



A apresentação depende do apresentador e cabe a ele escolher o melhor meio para apresentar as informações que vão auxiliar na passagem da informação para o público. Slides são ricos visualmente e fornecem inúmeras possibilidades para o apresentador, mas eles não são a única maneira. Por isso não se prenda muito, pense antes o que é melhor e em seguida trabalhe em cima da sua decisão, nunca esquecendo do público, a apresentação é para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário