Juntamos nossas forças e finalmente lançamos a versão 0.2.9 do TextFlow!
Quero agradecer ao TextFlow Team e a todos que já colaboraram com o projeto. Fazia algum tempo que tínhamos terminado todas os recursos dessa nova versão, mas faltava o passo final para trazer para todos o TextFlow 0.2.9.
Com a nova versão também preparamos o site do projeto: www.textflowproject.org. Lá vocês poderão ver recursos do editor, como instalá-lo, incluindo um repositório para Ubuntu, a documentação do projeto e como contribuir.
Quais as novidades dessa nova versão?
Novo navegador de arquivos: mais organizado e com alguns recursos extras.
Goto line: uma barra, semelhante a barra de pesquisa, para posicionar o cursor em uma linha escolhida.
Mais snippets: Novos snippets incluídos.
Abrir arquivos em novas abas diretamente do Nautilus: se o Textflow já estiver aberto novos arquivos serão abertos em novas abas no editor que estiver executando.
Mais ferramentas para edição: Converter tabs em espaços e vice-versa e mover linhas para cima ou para baixo.
Gerenciador de Linguagens: Nessa versão foram incluídos os primeiros recursos para linguagens específicas. Agora não só os snippets são separados por linguagens, qualquer funcionalidade pode ser customizadas para funcionar apenas em um tipo de arquivo. O TextFlow identifica qual a linguagem da aba atual e consegue alterar seu estado para que determinados recursos fiquem disponíveis para o usuário.
Nas próximas versões cada vez mais linguagens deverão ganhar novos recursos e também será possível no futuro a criação de plugins para as linguagens pelos usuários.
Ajuda: Está disponível no nosso site a documentação do TextFlow para que o usuário conheça suas funcionalidades e possa aprender e tirar algumas dúvidas sobre o editor.
Parabéns pelo projeto!
ResponderExcluirTive uma ótima primeira impressão (levando em conta que o projeto ainda é novo).
Quero saber se pretende adicionar alguns desses recursos:
- Split Windows (como no Vim),
- Busca por arquivos de um projeto/diretório,
- Busca entre (dentro de) arquivos de um projeto/diretório,
- Algum suporte a bundles (como no TextMate) ou algo do tipo.
Obrigado Philipe.
ResponderExcluirTirando o Split Windows, todos os outros recursos já foram discutidos alguma vez entre os desenvolvedores e devem aparecer nas próximas versões.
O suporte a bundles (não usaremos esse nome) é o que provavelmente aparecerá primeiro.
Serão plugins, como no Gedit?
ResponderExcluirCaso sim, qual seria a principal diferença entre o sistema do Gedit e o do Textflow?
Não serão plugins como gedit, a idéia se assemelha mais aos bundles.
ResponderExcluirAs principais diferenças para o gEdit é que o TextFlow não será dependente de plugins para se torna um editor para desenvolvedores, as suas extensões servirão para especializar o editor para determinadas linguagens de programação.
Outra diferença é o foco na coesão entre as funcionalidades. No gEdit existe incompatibilidade entre plugins e não existe uma uniformidade quanto ao comportamento deles. Quando você instala muitos plugins o editor fica parecendo uma colcha de retalhos.
Você pode esperar um editor enxuto, coeso, configurável e principalmente útil para o que você precisa fazer e não com funcionalidades que parecem nao servir para nada.