11 de janeiro de 2009

Planetas Linux BR Mashup

Eu já ouvi falar de pessoas que têm mais de 100 feeds inscritos nos seus leitores. Na minha opinião um exagero, mas com tanta informação disponível não deve ser difícil alguém ir adicionando tudo que ler e quando percebe já está na casa das centenas de fontes de informação diferente.

Se pensarmos nos planetas (agregadores de blogs) temos uma inscrição no leitor de feeds que já é a junção de vários outros feeds. Então, talvez o seu número de inscrições não seja exatamente o que você ver, ele pode ser bem maior.

Outros fatos comums são que existem vários blogs que são agregados em mais de um planeta e que várias pessoas assinam vários planetas ao mesmo tempo.

Se você já não tem tempo para ler centenas de posts por dia, não é uma boa idéia aumentar esse número, e o pior, com informação redundante. Você até pode dizer que simplesmente ignora os artigos duplicados. É uma solução, mas melhor ainda é nem ter que se preocupar com isso.

Eu também já ouvi pessoas reclamando de posts duplicados no leitor de feeds. Eu mesmo já reclamei disso. Era bem comum eu ter posts duplicados do Planeta Ubuntu BR e do Planeta GNU/Linux Brasil.

Ainda bem que temos uma solução para juntar tudo e eliminar as redundâncias. Os planetas possuem praticamente o mesmo tema, ambos falam de Linux, então por que não unir de uma vez?

Para isso eu usei o Yahoo Pipes e criei um novo feed, que eu chamei de Planetas Linux BR. Nada muito complicado, peguei as informações dos dois feeds, ordenei pela data e filtrei os posts com mesmo link para aparecer apenas uma vez. Em pouco tempo a mágica estava feita.

Adicione o feed do Planetas Linux BR ao seu leitor para simplificar um pouco a avalanche de informação recebida todos os dias.

2 comentários:

  1. Que legal. Você poderia postar sobre o pipes?

    ResponderExcluir
  2. Um post de dois anos atrás do yLog, quando fazia pouco tempo do lançamento do Yahoo Pipes, trouxe alguns vídeos que ensinam a mexer na ferramenta: http://ylog.blogspot.com/2007/02/vdeo-tutorial-como-usar-o-yahoo-pipes.html

    ResponderExcluir