4 de janeiro de 2009

Lista de tarefas no Linux

Não é difícil a gente se sentir perdido com tantas tarefas para fazer e com aparentemente pouco tempo para realizá-las. Esse é um dos motivos que tornam os sistemas de produtividade pessoal, como o GTD, e sites pela internet que tratam do assunto bastante populares.

Não importa o sistema que você use, pode ser até algo criado por você mesmo, é muito comum que ele faça uso de To Do Lists ou, em português, uma lista de coisas a fazer.

Existe uma grande variedade de aplicativos que servem para gerenciar listas de tarefas. Temos aplicações web, desktop, para dispositivos móveis, etc.

O maior problema desses aplicativos é que a maioria deles é muito complexo. Você tem tantas opções para definir relacionadas a uma tarefa que o trabalho de adicionar 10 tarefas pode ser enfadonho o suficiente para o usuário não gostar do que está fazendo e acabar deixando o gerenciamento de tarefas de lado.

Um programa desses deve ser simples. Se for mais fácil gerenciar as tarefas numa folha de papel não faz muito sentido usar um programa de computador.

Por isso eu quero recomendar um aplicativo de To Do Lists chamado Tasque, para Linux. O programa é simples e funcional. Escreva a tarefa e pronto. Você pode também escolher a que lista você quer adicionar a tarefa, selecionar uma data ou definir a prioridade da tarefa. Apenas o texto é obrigatório, todo o resto é opcional.

Mas as vantagens não param por aí. O Tasque se integra muito bem com o Remember The Milk, uma aplicação web famosa que também serve para gerenciar suas tarefas. Agora você tem um ótimo gerenciador de tarefas para desktop e se precisar tudo vai está na internet.

E não é só isso! Como diria o narrador de propagandas do Polishop.

O processo de adicionar tarefas fica ainda mais ágil com a ajuda de outro programa, o GNOME-Do. Eu sou fã desse programa, ele agiliza várias tarefas com um simples Super(tecla do Windows)+Espaço e algumas pressionadas de teclas.

O GNOME-Do possui dezenas de plugins e um deles é para adicionar tarefas ao Tasque e consequentemente ao RTM. Assim eu só preciso chamar o GNOME-Do, descrever minha tarefa em algumas palavras, escolher a opção de adicionar tarefa ao Tasque e selecionar a lista na qual a tarefa será adicionada. Isso pode levar menos de 10 segundos para ser feito.

Esse é o setup para gerenciar tarefas que eu uso no meu dia-dia e digo a vocês que realmente funciona, é muito simples de gerenciar tudo com esse combo Tasque+RTM+GNOME-Do.

Um comentário:

  1. Boa tarde.
    Como faço pra habilitar o uso do Remember to milk no tasque? Não consigo criar nehuma usando o tasque, quando escolho o RTM como gerenciador de tarefas. Clico no link "Click Here authorizing Tasque", sou levado a ua página web ...

    Deu certo!!! Parec eque demora um pouco, mas enfim está rodando!

    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir