Há um tempo atrás eu escrevi sobre os novos recursos do GtkSourceView, componente usado em editores de código no gnome (Gedit, Scribes, Anjuta e etc). Confesso que com a chegada da versão atual do Gnome eu achei que o gtksourceview 2.0 seria incorporado, mas infelizmente isso não aconteceu.
Depois de muito esperar eu resolvi dar uma passada no canal #gedit da rede GIMPnet, canal onde você pode encontrar os desenvolvedores tanto do GktSourceView quanto do Gedit. Assim que eu entrei lá acabei descobrindo que tinham lançado a versão 1.9 do GtkSourceView, na qual o novo sistema de highlight estava funcionando e com ele além da possibilidade de termos sintaxe de ruby + html, por exemplo, também poderíamos usar temas, assim como no Vim e em muitos outros editores.
Ótimo! Os desenvolvedores estão se mexendo, contrariando um pouco minha teoria de que o GtkSourceView estava seguindo os passos do Gaim (Pidgin). Passos lentos.
Apenas as palavras do Changelog não iriam matar minha curiosidade, eu precisava ver isso funcionando, então eu baxei o GtkSourceView 1.9 pelo SVN e compilei tudo. O muntyan, um dos desenvolvedores do widget, foi bem atencioso e me ensinou algumas coisas que eu precisava para começar a mexer com os temas, inclusive me mandou um patch para consertar um problema com o cursor.
Depois de um pouco de conversa e de fuçar um bocado os arquivos resolvi criar um tema para a novo engine de highlight do GtkSourceView. A idéia é tentar fazer uma versão do tema Inkpot, originalmente criado para o Vim. O tema ainda está em desenvolvimento, mas vocês já podem ver um prévia de como ele será:
A boa notícia é que os desenvolvedores gostaram do tema e provavelmente ele será incorporado com a nova versão do GtkSourceView.
Fica o aviso para quem quiser contribuir, eles estão precisando de novos temas, tanto os darks quanto os de fundo branco.
Eu já escrevi dois arquivos de destaque de sintaxe, ou quase (uma ou duas regras com defeito), para o GtkSourceView. O GtkSourceView 1.0 é muito bom no geral, tanto que vários aplicativos o adotaram, mas realmente as opções de cores são limitadas e eram de difícil compreensão até que alguém escrevesse comentários adequados no DTD.
ResponderExcluirEspero que, entre outras coisas, o GtkSourceView facilite a vida de quem escreve regras de destaque de sintaxe!
Uia... tá saindo melhor que a encomenda..
ResponderExcluirParabéns ;)