26 de novembro de 2006

Screencast!

O screencast atualmente está em alta. Você pode encontrar tutoriais, demonstrações de recursos de um programa ou qualquer outra coisa que apareça na tela de um computador em formato de vídeo. Não é por menos, o fato de você está vendo, e muitas vezes também ouvindo, o que está realmente acontecendo faz com que a assimilação do conteúdo seja muito melhor. Como diria a velha máxima: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”, imagina um video então :P.

Muitos dos screencasts que eu via pela rede usando linux eram sempre exportados para um formato .swf (proprietário). Então vinha na minha cabeça a seguinte pergunta: Não existe nenhum programa para capturar tela de bom nível para linux? Até que existe, mas nenhum muito amigável, sempre era algo por linha de comando (nada contra ela), ou outros que precisavam de instalações nada triviais.

Com a filosofia do Ubuntu em mãos venho apresentar um software um pouco mais humano, seu nome é recordmydesktop (mais claro impossível). Ele funcionou muito bem aqui e ainda por cima gravou em formato .ogg para ninguem botar defeito. Ainda falando em software para seres humanos eu não poderia deixar vocês na mão tendo que compilar o código fonte. Se é para ser fácil vamos ser por completo. No fórum internacional do ubuntu foram hospedados os pacotes para a versão Edgy Eft no seguinte post: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=294605, nesse post também podem ser encontrado alguns vídeos criados com o programa.

Agora com essa ótima ferramenta em mãos quem sabe os próximos tutoriais não venham com uma versão em vídeo? Ou melhor quem sabe eu não recrie os tutoriais antigos dessa nova forma?

Vim: manipulando abas

É fato que o suporte a abas na versão 7 do Vim foi um belo avanço e veio para ajudar a todos que usam esse poderoso editor. Mas também é fato que o vim puro não é muito amigável e ficar digitando :comandos toda hora não é muito prático, nem rápido.

Para tornar nossa convivência com as abas um pouco mais fácil nada como criar os bons e velhos maps no .vimrc.

Pensando em abas eu lembrei logo do navegador mais popular no mundo Linux, o Firefox. Quais os atalhos usados no navegador para manipular abas?

Ctrl+Tab -> Alterna entre as abas
Ctrl+T -> Cria nova aba
Ctrl+W -> Fecha aba atual

Acredito que esses atalhos são bem populares entre os usuários do Firefox, por isso pensei em reproduzir os mesmos no Vim. Entretanto os mais familizarizados com editor sabem que o Ctrl+T já é um atalho existente, o qual adiciona um Tab a linha atual, então resolvi trocar a combinação de teclas para abrir uma nova aba. Os meus atalhos ficaram da seguinte forma:

Ctrl+Tab -> Alterna entre as abas
Ctrl+O -> Cria nova aba (o “O” foi de open)
Ctrl+W -> Fecha aba atual

E para criar esses novos atalhos para o vim é preciso adicionar as seguintes linhas ao arquivo .vimrc, que fica na sua pasta home:

” Mapeamento para manipulação de abas
map :tabnext
imap :tabnexti
map :tabnew
imap :tabnewi
map :tabclose
imap :tabclosei

Pronto está dada a dica e espero que tenham entendido e gostado da ajuda para agilizar um pouco a edição de textos com o vim.

14 de novembro de 2006

Iluminando fotos no Gimp

É horrível quando tiramos várias fotos e quando descarregamos no computador vemos que as fotos estão um tanto escuras. Vários problemas podem acarretar uma mau iluminação na imagem, mas nem tudo está perdido, o Gimp pode melhorar e muito a qualidade de suas fotos escuras.

Muitas pessoas tentam aumentar o brilho, mexer no contraste e em outros controles sem entender muito bem o que estão fazendo. Essa pode ser uma maneira de clarear a imagem, mas com certeza não é mais eficiente. A melhor maneira de fazer isso, seja no Gimp ou em qualquer outro programa, é fazer alterações nos níveis das cores.

Para ajustar os níveis de cores da sua foto no Gimp siga os seguintes passos:

  1. Abra a foto escura
  2. Clique em Camadas>Cores>Níveis
  3. Clique no botão “Automático”
  4. Faça alguns ajustes manuais em “Níveis de entrada” com o canal “Valor” e/ou nos outros canais também.

Os 3 primeiros passos são sempre bem diretos, mas o quarto passo é algo mais subjetivo, você pode ir mudando os valores e ver como vai ficando a foto, se o resultado lhe agradar é só clicar em Ok e tudo está resolvido :D

Vou postar o resultado que eu obtive com uma imagem. É importante salientar que a imagem original era bem iluminada, no próprio Gimp eu diminui o brilho e o contraste gerando a imagem escura. A terceira foto foi gerada depois do processamento descrito acima, notem as semelhanças e as diferenças da imagem original.

Imagem original:

Imagem original

Imagem escura:

Imagem escura

Imagem iluminada:

Imagem clareada

Uma observação que eu gostaria de fazer é a seguinte, as vezes a imagem não está numa qualidade muito boa e o resultado do processamento pode danificar um pouco a imagem fazendo com que certas imperfeições sejam realçadas. Uma dica para amenizar o problema é a aplicação de algum filtro do tipo Blur para suavizar as imperfeições.