Todos os dias as pessoas estão tentando ser mais produtivas, fazer o máximo de tarefas possíveis no menor espaço de tempo possível. Parece que nunca fomos tão ocupados, mesmo tendo fantásticas ferramentas para nos auxiliar, por exemplo, os computadores.
Para conseguir realizar muitas tarefas é comum começar a fazer várias delas ao mesmo tempo. Ler um artigo, montar uma apresentação, ouvir música, atualizar o Twitter e ainda conversar com um amigo. Você está fazendo cinco atividades ao mesmo tempo! Produtividade invejável!
Isso é o que muitos pensam, mas essa produtividade não passa de uma ilusão.
É isso que vários artigos na Internet, livros e alguns estudos científicos defendem. Eles incentivam o Mono Tasking. Posso dizer por experiência própria que além da idéia fazer sentido ela funciona muito bem quando eu consigo aplicar. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo faz com que você faça várias coisas mal feitas ao mesmo tempo.
Mas eu continuo fazendo mais coisas em menos tempo!
Nem sempre isso é verdade. O ato de mudar entre uma tarefa e outra não é tão simples na cabeça da gente. Nós levamos um certo tempo para nos adaptar e assim começar a produzir com nossa capacidade máxima. Então fazer uma tarefa completamente e em seguida a próxima pode sim levar um tempo menor do que fazer todas em paralelo.
Manter-se focado num computador conectado a Internet é uma tarefa complicada. Temos muitas distrações. Email, Twitter, feeds, IM, entre outros. Estamos sempre querendo checar nossas inboxes, mesmo que muitas delas (ou todas) possam esperar.
Não vou mentir dizendo que eu consigo fazer isso sempre, eu acho muito difícil, entretanto quando preciso ser produtivo e necessito de concentração eu tento ficar o máximo desconectado possível. Toda a comunicação e interação trazida pela Internet é ótima, mas existem momentos que precisamos ficar só para deixar nossa criatividade fluir e assim construir grandes coisas.