31 de maio de 2010

Onisciência nas redes sociais

Um assunto que me chama bastante atenção atualmente na Internet é a produção e consumo dos streams de informações na rede. Cada vez mais usamos a Internet como nossa fonte principal de informações, as mídias tradicionais estão perdendo espaço.

Existe tanta informação na Internet que consumi-las acaba se tornando uma espécie de vício. Existe um sentimento que deixar de ler algo que está disponível vai nos deixar desatualizados, quando muitas vezes o assunto que foi deixado para trás nem era importante.

Isso causa um problema, pois queremos saber tudo sobre todas as coisas e sobre todas as pessoas. Logo percebemos a inviabilidade disso, pois surgem novos streams sociais, mais pessoas entram nesses serviços, mais conteúdo é produzido e o seu dia continua com 24 horas.

Você quer passar o dia todo acompanhando a vida dos outros? E a sua? Também é bom desfrutarmos dos nossos próprios feitos. Por isso eu gosto tanto de monotasking para pessoas, de poucas distrações, etc. Não precisamos saber da vida de todo mundo a todo momento, e se fizermos isso vamos esquecer da nossa vida e de fazer coisas importantes para nós mesmos.

Eu acredito que precisamos rever a maneira como estamos consumindo os streams sociais. Não me parece correto ter vários serviços com informações redundantes e com notificações pipocando a nossa frente. É como se hoje apenas jogassem todas as informações dos streams, do jeito que elas são, na nossa cara. Cadê o google dos streams sociais para organizar tudo isso?

23 de maio de 2010

Novidades no tweet new albums

Meu novo pet project, o tweet new albums, que começou como uma grande brincadeira em criar um mashup útil para mim e talvez para outras pessoas, ganhou algumas novidades. A primeira é um layout novo, eu não tenho fração das habilidades do meu colega Diego, mas tentei fazer algo simples e funcional.

No início o tweet new albums seria apenas um usuário do twitter (@new_albums) que enviaria tweets com os álbuns lançados no dia. Além do nome da banda e do álbum, logo na primeira versão, eu resolvi que deveria colocar tags para identificar o estilo da banda que estava lançando um novo trabalho.

Depois de alguns tweets do @new_albums eu percebi que tinham várias bandas que eu não conhecia e dependendo das tags eu procurava mais sobre uma banda ou não. Eu me peguei várias vezes usando o tweet new albums para descobrir bandas novas e também soube que outras pessoas estavam fazendo isso.

Tags! Elas ganharam uma utilidade que não tinha sido prevista, passando a ser uma parte importantíssima do serviço. Pensando nisso, agora o site do tweet new albums facilita a pesquisa dos lançamentos através das tags tuitadas. Do lado esquerdo é mostrada uma nuvem de tags, ao clicar em uma delas os tweets com essa tag são listados. Também é possível clicar nas tags na lista dos tweets, facilitando ainda mais a pesquisa dos lançamentos anunciados pelo @new_albums.

Novas idéias continuando aparecendo, talvez elas se transformem e ganhem utilidades não imaginadas por mim, mas o importante é que elas continuam surgindo.

Para receber os lançamentos de novos álbuns sigam o @new_albums e para navegar entre os lançamentos e descobrir novas músicas usem o site do tweet new albums.

18 de maio de 2010

Fazer algo simples não é fazer algo fácil

Muito se fala em simplicidade, em KISS, em less is more, em minimalismo, etc. Por que?

Porque as coisas estão cada vez mais complexas. As pessoas realizam tarefas cada vez mais complicadas usando tecnologias absurdamente complexas. Não podemos, nem conseguimos entender profudamente todas as coisas que estão a nossa volta, cada vez mais precisamos de abstrações. Por exemplo, se eu quiser esquentar alguma comida, eu não preciso saber como um micro-ondas funciona, eu apenas preciso saber que posso esquentar comida usando ele, qual o tempo e potência necessários para esquentar o que eu quero, como definir o tempo e potência e onde fica o botão de ligar.

Mais simples é mais fácil de usar, não necessariamente de fazer. É um engano associar algo complexo a algo bom e desmarecer o simples por achar que é simplista. Muitas vezes uma solução simples para quem vai usar é muito complicada para quem vai fazer e por isso que só aparecem soluções complicadas. Fazer algo parecer simples pode ser muito difícil.

Não se engane, falar ou fazer algo rebuscado não te faz mais inteligente, mas com certeza fazer algo complicado parecer fácil é uma vitória de uma mente muito capaz.

14 de maio de 2010

Software livre, isso não tem a ver com guerras

Eu me impressionei semana passada com alguém ainda chamando a Microsoft de inimiga e dizendo que a missão do Software Livre era distruir a empresa de Redmond. Eu me senti voltando no mínimo uns cinco anos na minha vida.

Patentes e código fechado de certa forma são ruins. Isso tudo é conhecimento não disponível e que não pode ser usado pelas pessoas do planeta.

Por outro lado, não podemos dizer que o código fechado e patentes não trazem inovação. A Apple, uma das empresas mais fechadas do mundo, até mais que a Microsoft, sempre nos impressiona com produtos brilhantes que talvez não fossem concebidos se toda uma comunidade estivesse envolvida.

Eu não quero entrar na discussão a respeito de modelos de desenvolvimento, se é melhor construir software livre ou fechado. Isso pode ser assunto de outro post, talvez. A questão principal aqui é o conhecimento.

O que é muito bonito no software livre é a disponibilização de conhecimento e a construção de mais conhecimento em cima dos ombros de outros pessoas. Software livre tem a ver com construir, compartilhar e evoluir, não com guerras contra empresas "do mal". Isso é uma grande besteira.

Infelizmente nem sempre compartilhamos nosso conhecimento com os outros, os motivos podem ser diversos, mas por favor não digam que a culpa é de uma empresa X ou de um sistema operacional Y. Se você quer lutar, lute pelo compartilhamento de conhecimento, independentemente de ser código-fonte. Compartilhe, ensine ou melhore algo, esse movimento vai muito além dos softwares.

5 de maio de 2010

Tweet new albums

No meu último post sobre agregadores de informações eu falei sobre APIs e mashups. Nós vimos que os dados estão disponíveis, cabe aos desenvolvedores fazer bom uso e criar aplicações interessantes.

O Twitter e outras redes sociais já são parte importante do nosso consumo diário de informações, a gente se mantém ciente de acontecimentos em todo mundo através deles.

Mesmo com tantos meios para receber informações ainda existem coisas que eu não consigo saber facilmente, uma delas é o lançamento de novos álbuns de música. Eu posso ir atrás de informações sobre uma banda ou ainda posso procurar no last.fm, mas nenhum desses métodos é muito eficiente, pois exigem que eu vá atrás da informação e não o contrário, como muitas vezes acontece nas redes sociais.

Foi aí que eu resolvi dispobinibilizar as informações sobre lançamentos de álbuns para quem quiser através do twitter, basta você seguir @new_albums. O Tweet new albums é um mashup simples e útil. Eu pego dados sobre os lançamentos e sobre as bandas na Internet, combino esses dados e envio de volta para Internet de uma maneira diferente, dando um novo valor a eles.